quinta-feira, 24 de junho de 2010

Arte indigena



Vejam os desenhos feitos e pintados no muro da escola feitos pelos pais e alunos. isso que e arte. Faça voce também essa mudança na sua escola. Vamos mudar a cara da escola indigena de ontem. atualizem os conceitos de escola indigena ou melhor mostre a verdadeira arte indigena.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Grafismo na Escola

OFICINA DE GRAFISMO NA ESCOLA EDNILSON CAVALCANTE

No dia 28 de maio de 2010, iniciou no estabelecimento de Ensino a dscussão e encaminhamento sobre a oficina de grafismo com a participação de alunos, professores, pais e demais membros interessados da comunidade. A oficina está sob a coordenação das professoras Jovina Mafra dos Santos e Ananda Machado, ambas do Instituto Insikiran de Formação Superior Indigena, da Universidade Federal de Roraima/UFRR.

A oficia tem como objetivo reconhecer e valorizar a importancia das culturas wapichana e macuxi através das imagens que fazem parte do imaginário e patrimonio da comunidade Taba Lascada; incentivar o uso da língua indigena na escola; registrar narrativas em suportes diversos: escrito, audivisual e gráfico; trabalhar metodologia de educação patrimonial intelectual, através das artes visuais; compreender elementos gráficos dos povos wapichana e macuxi reafirmando suas identidades e saberes milenares; incentivar o talento dos partiicpantes.

A oficina tem uma carga horaria de 40 horas, com inicio dia 28 de maio de 2010 e previsão de termino no dia 03 de julho . É uma oficina autorizada e reconhecida pelo curso de Extensão da UFRR e que no final, todos so participantes receberão certificado.

Segundo o Gestor da escola, Professor Tennison Raposo Felipe, a realização da oficina é uma articulação da gestão escolar com a UFRR, no intuito de fortalecer os conhecimentos na formação dos alunos da comunidade Taba Lascada.

O visual do muro da Escola depois da oficina é outro, com a costrução coletiva dos alunos professores e pais de alunos.

Portanto, é necessário mudar a cara da escola indigena no Brasil de hoje, senão fica com a cara do Brasil de ontem


quarta-feira, 16 de junho de 2010

Desfile das indias mais belas, no Dia do Indio.

Desfile das indias mais belas, no Dia do Indio.

Desfile das indias mais belas, no Dia do Indio.

Nos dias treze a dezenove de abril – A comunidade Indigena Taba Lascada juntamente com a escola local festejou o aniversário de Homologação da Terra e Dia do Indio. O maior destaque e um sucesso absoluto foi o desfile das representantes das classes e uma das atrações mais esperada pelo público da comunidade local e de outras comunidades indigenas que foram convidadas. Notava-se a expectativa total para que a hora do desfile chegasse. O público assobiava e gritava para que as representantes aparecessem logo. O longo momento de expectativa, que se dava por motivo de preparação das representantes, com pinturas corporais com os desenhos de sua etnia (macuxi e wapichana). Para fazer as pinturas e organizá-las, foi chamado um dos desenhistas mais famosos da comunidade de Taba Lascada, Jociélio Cadete, que deixou a sua marca registrada, fazendo as representantes ficarem mais lindas. Para complementar a pinturas corporais foram acrescentadas as vestimentas tradicionais indigenas: saia de fibra de buriti, colares de sementes, cocares femininos, algumas meninas usaram sutien de fibra e outras somente a pintura fez parte da proteção em seus seios. Naquele momento do desfile, diante dos nossos olhos, aquelas lindas garotas macuxi e wapichana, não pareciam ser as que viamos todos os dias na comunidade. Foi a hora do delirio do público que esperava. Aplaudiam, pulavam, gritavam e as colegas agradeciam por elas representarem suas classes. Foi uma graça e um encanto, ver tanta beleza, inclusive das crianças.

A escolha das representantes deu-se pela escolha dos proprios alunos de cada classe.

Os cuidados da organização dos desfiles dessas representantes, foram feitas com muito carinho por mim e pela colega professora Telly, para que tudo pudesse ser bem atraente, agradavel e divertido, tanto para as participantes como para os espectadores.

Agradecemos aos pais, aos colegas e responsaveis por toda ajuda e incentivos.

Desde já fica o convite a todos para a proxima edicação do proximo ano.